Parabéns ao escrivão de polícia
Nesta sexta-feira, 5 de novembro, comemora-se, nacionalmente, o dia do profissional responsável pelos procedimentos burocráticos e documentais fundamentais ao registro do trabalho policial: o escrivão de Polícia.
O policial civil escrivão de polícia de carreira trabalha na formalização e documentação de inquéritos policiais. Trata-se de uma função de extrema importância para o bom andamento do dia a dia de uma delegacia. Muitas vezes ele terá de ouvir e redigir ao mesmo tempo, enquanto analisa um inquérito juntamente com o delegado de polícia.
Estão entre as principais funções de um escrivão de polícia: dar cumprimento às formalidades processuais de Polícia Judiciária, lavrando autos, termos, mandatos, portarias, ordens de serviço e demais atos do seu ofício; responder por toda a documentação relativa aos processos policiais, como os inquéritos; e organizar e manter o acervo de documentos da delegacia. Além disso, fortuitamente, esses profissionais ainda são solicitados para realizar tarefas de busca e apreensão.
Como diz um consagrado jargão policial: “a delegacia funciona sem o delegado, sem o investigador, sem o carcereiro, mas sem o escrivão não”.
O escrivão de polícia Evaldo Carvalho de Macêdo atual vice-presidente da Apocepi, ingressou nos quadros da PC-PI no ano de 2001 através do concurso público para escrivão de polícia no ano de 2000. Ele aproveita a data para parabenizar todos os (as) escrivães pela passagem do dia e destaca a importância da função à Polícia Civil para a investigação e a elucidação dos crimes. “Nós, escrivães da Polícia Civil do estado do Piauí estamos de parabéns não apenas por essa data, mas, principalmente, por nos doarmos tanto no dia a dia para a prestação de um serviço de qualidade para a Polícia Civil e atendimento à população. Diante de tantas dificuldades, desempenhamos nosso trabalho com maestria e, por isso, merecemos nosso reconhecimento”.