Parabéns Teresina

Capital piauiense completa hoje, 16/08/2023, 171 anos de fundação.

“Teresina, eterno raio de sol, manhã de claro azul no céu de anil, és fruto do labor da gente simples, humilde entre os humildes do Brasil”, os versos finais do Hino de Teresina, de autoria de Cineas Santos, resume, em forma de música, as características da capital piauiense.

Conhecida carinhosamente como Cidade Verde, Teresina recebeu esse apelido do escritor Coelho Neto, por ter ruas e avenidas entremeadas de árvores, característica eternizada no refrão do Hino de Teresina: “Verde que te quero verde! Verde que te quero glória”. 

Com um clima tropical semiúmido e altas temperaturas, Teresina tem duas estações características: o período das chuvas (que ocorre no verão e no outono) e o período seco (que ocorre no inverno e na primavera).

Teresina começou a ser povoada no século XVII, com Domingos Jorge Velho e um grupo de bandeirantes, os quais estabeleceram uma feitoria e um criatório de gado. Em 1797, foi erguida a Igreja de Nossa Senhora do Amparo, e sua fundação foi oficializada em 16 de agosto de 1852.  

O nome da cidade foi uma homenagem à imperatriz Teresa Cristina Maria de Bourbon, que teria sido a mediadora junto ao imperador Dom Pedro II para que a capital viesse a ser Teresina, que é uma mistura dos nomes Teresa e Cristina. Daí os versos “O nome da rainha, altivo e nobre (…) Teresa, eternizada TERESINA!”.