Mesa de Negociação discutirá reajuste salarial dos servidores

Na tarde de ontem, quinta-feira, 18/01, teve início a Mesa de Negociação Permanente do Governo do Piauí com as entidades que representam as categorias de servidores estaduais.  A diretoria da Apocepi foi convidada a participar e o presidente Daniel Reis marcou presença.

Marcaram presença também Isaac Vilarinho, presidente do Sinpolpi, Lúcia Ramos , presidente do sindicato dos técnicos de Apoio da Polícia Civil, Igor Martins presidente do Sindepol PI e  Francisco Leal, presidente da Apecon.

A ação é coordenada pela Secretaria da Administração (Sead) em parceria com a Secretaria das Relações Sociais (Seres). Para a primeira reunião, foram convidados 44 entidades sindicais que representam os servidores. 

A reunião contou ainda com a presença dos secretários de Administração, Samuel Nascimento, e de Relações Sociais, Núbia Lopes, também participam os gestores das pastas da Educação, Washington Bandeira, da Segurança Pública, Chico Lucas, da Fazenda, Emílio Júnior e do Planejamento, Washington Bonfim.

Entre as pautas estavam o percentual de reajuste linear para os servidores e a criação de uma política permanente de valorização dos profissionais que atuam no serviço público. Os representantes das entidades tiveram tempo de fala em que foram apontadas as principais solicitações das categorias como reposição salarial, realização de concursos públicos e a importância de se manter um calendário de reuniões. 

Para o presidente da Apocepi essa iniciativa foi vista de forma positiva. “Acreditamos que esse é o início para uma maior valorização dos nossos profissionais, essa foi uma oportunidade para apresentarmos as nossas demandas e agora vamos aguardar qual será a ação concreta do governo. Nossa classe vem sofrendo com uma perda salarial sem precedentes e estamos reivindicando juntamente com nossos representantes sindicais essa valorização por parte do governo.”

A Mesa de Negociação Permanente foi criada por meio de decreto estadual assinado pelo governador Rafael Fonteles  e tem a finalidade de buscar soluções negociadas para os interesses manifestados pelas categorias de servidores.