Nota de repúdio
NOTA CONJUNTA DOS SINDICATOS E ASSOCIAÇÕES DE SERVIDORES(AS) PÚBLICOS DO PIAUÍ
INDIGNAÇÃO!!
Este é o sentimento dos(as) servidores(as) ao receberem de representantes do governo do Piauí a pífia proposta de reajuste de 5%, a ser pago somente em maio de 2024! Uma proposta indecente e massacrante para com os servidores públicos estaduais que acumulam perdas salariais de 40 a 70%, sendo que, por outro lado, o Sr. Governador e seus Secretários tiveram reajuste de 70% em 2023, e que chegará a 100% até 2025.
Em flagrante desrespeito à proposta de 22% (referente às perdas inflacionárias de 2021/2022/2023) apresentada pelas categorias (parcelado em duas vezes), o governo demonstra desprezo aos profissionais que, com o seu trabalho, sustentam as atividades do estado no fornecimento dos serviços em áreas como saúde, educação, segurança e setor administrativo.
Há três anos o governo não realiza nenhum reajuste salarial e os últimos sequer cobriram as perdas inflacionárias. Há categoria que acumula mais de 68% de perdas salariais.
O Estado conta com condições econômicas visivelmente favoráveis a valorizar os servidores públicos! Pois tem-se aumento substancial na arrecadação e folga em relação ao limite imposto pela Lei de Responsabilidade Fiscal.
Porém, trata os servidores de forma humilhante! Nas ações midiáticas o governo está perfeito, porém escraviza os servidores com achatamento salarial, sobrecarga de atividades e condições de trabalho precárias.
Não aceitamos! Se a intenção do governo é discutir em Mesa de Negociação, deve rever a sua proposta e, no dia 22/02/2024, apresentar um índice minimamente decente, que recupere pelo menos parte significativa das perdas inflacionárias acumuladas pelos servidores públicos!
CONVOCAMOS OS SERVIDORES A SE FAZER PRESENTES EM ATO PÚBLICO NO DIA 19/02, SEGUNDA-FEIRA, ÀS 8H, EM FRENTE AO KARNAK!
Teresina (PI), 10 de fevereiro de 2024
Entidades Representativas de Servidores Públicos Estaduais do Estado do Piauí