A entidade APOCEPI – Associação dos Policiais Civis do Estado do Piauí, foi fundada por um grupo de policiais civis em 31.10.1979, nesta Capital, com seu Estatuto registrado em cartório.
A Associação teve como seu 1º Presidente o Delegado João Cleto de Sousa, segundo as palavras do mesmo: – “A primeira meta daquela Diretoria foi assistência social e jurídica aos policiais. Não existia arrecadação, vivíamos de contribuições; Os móveis para instalação da entidade foram doados e recuperados com a nossa ajuda. Contamos com a ajuda de todos os policiais civis à época”.
O 2º Presidente da APOCEPI foi o Delegado Deuzeles Dias, que deu continuidade aos trabalhos, na época as dificuldades eram imensas. “Como vivíamos de contribuições a situação era sempre precária, mas aos poucos a associação foi ganhando força, muitos policiais contribuíram para que a Apocepi se transformasse nessa grande instituição que é nos dias de hoje. Foi trabalhoso e precisou de muita união e força de vontade”.
O terceiro presidente da Apocepi, foi o Delegado Antonio Melo Lima, foi em sua gestão que a Apocepi adquiriu o terreno para a construção do Clube Social da instituição. “Na época, quando compramos esse terreno, muitas pessoas nos chamaram de loucos, pois o terreno ficava distante do centro de Teresina, mas hoje a localização do clube é em um local privilegiado, são quase cinco hectares a disposição da entidade”, destaca o ex-presidente.
O clube está localizado no bairro Socopo, na avenida Presidente Kennedy.
No ano de 2000, assumiu a Presidência o Escrivão de Polícia Ernani Uchôa Leal. Sua administração surge como um divisor de águas, pois foi selecionada uma equipe diretora formada por um grupo de policiais civis, que promoveram uma série de mudanças na APOCEPI.
Ernani Uchôa Leal, atualmente Bacharel em Segurança Pública, Bacharel em Direito, além de pós-graduações em Ciências Criminais e no Direito Constitucional, sempre teve uma postura inovadora, moldada no empreendedorismo. Portanto, a primeira medida foi a localização da sede administrativa da APOCEPI no centro desta Capital, privilegiando os seus sócios com um acesso a um lugar estratégico.
Em seguida, esta sede foi transformada em locus de atividades múltiplas, num formato de centro de treinamentos e de aquisição de conhecimentos, de valorização social do sócio e de seus dependentes. Cria-se, assim, os primeiros laboratórios de informática, os primeiros cursos preparatórios para vestibular, cursos de extensão, Curso de Defesa Pessoal, dentre outros, dos quais se faz mister citar a autuação da assessoria jurídica, com seu seleto quadro de advogados.
Isso foi ampliado no decorrer da administração do Dr. Ernani Uchôa Leal, pois foram construídos e montados os alojamentos para sócios e dependentes provenientes do interior do Estado; Montado o gabinete para a Diretoria Jurídica, onde são disponibilizados aos sócios e dependentes os serviços da assessoria jurídica de forma adequada; Salão de Cabeleireiro; Confraternizações periódicas com sorteios de brindes, dentre eles, motos, eletrodomésticos, etc. Também foi instituído sorteio em dinheiro que contemplam os sócios.
Ou seja, os sócios foram contemplados com uma multiplicidade de serviços que tornou a APOCEPI desde um local de encontros de amigos à uma verdadeira reveladora de novos talentos e, ainda, lugar de debates sobre a modernização e melhoria, por que não dizer, da própria vida funcional e particular dos sócios.
Em 2006, foi inaugurado o Clube Social, localizado no bairro Socopo, o qual tem sido palco de grandes eventos comemorativos, como: carnaval, dia das mães, dia dos pais, dia das crianças, natal. O ambiente é sadio e são cobrados tão somente o preço de custo dos produtos e serviços oferecidos no bar e restaurante, ou seja, bem abaixo do preço de mercado.
No ano de 2008 assumiu a presidência da instituição o Dr. Inácio Ângelo de Lira Neto, que, não diferentemente do seu antecessor, contou com uma competente equipe de diretores, a qual com zelo e responsabilidade deram continuidade ao labor da APOCEPI.
Foi na gestão de Inácio Lira que a Apocepi adquiriu o primeiro carro próprio. “Na época tínhamos três alojamentos para acomodar os associados que precisavam vir a capital resolver problemas particulares e a aquisição do veículo foi justamente para atender esses sócios”, destacou o ex-presidente Inácio Lira.
Ainda na gestão de Inácio eram oferecidos aos sócios e filhos de sócios, turmas de pré-vestibular e aulas de informática nos três períodos. Convênios com faculdades, autoescolas e o SESC também foram firmados. Um calendário festivo foi criado e foi na gestão de Inácio que a Apocepi completou 30 anos. “Em 2009 a instituição comemorou 30 anos de serviços prestados aos sócios e coube a nossa diretoria fazer uma grande festa alusiva a data”, relembrou Inácio.
A gestão de Inácio Lira se estendeu até o ano de 2017, quando ele deixa a diretoria, mas se mantém ativo nos assuntos relacionados a instituição
No ano de 2017 assume a presidência da Apocepi, Luís Daniel Reis e Silva que juntamente com toda a diretoria realizaram um trabalho de excelência frente a instituição.
Entre as grandes conquistas dessa gestão estão:
Uma sede administrativa própria, contendo três salas (secretaria, sala da presidência e tesouraria), a recepção, copa e banheiro. Contém ainda a parte de alojamentos com cinco quartos, um deles adaptados para cadeirantes, dois banheiros, tendo também um adaptado para cadeirantes, cozinha e sala. Também está localizada na sede administrativa da Apocepi o salão de beleza que atende diariamente o associado e familiares.
A compra de um veículo utilitário Renault Duster Oroch 0KM
Reformas e construção na sede social da Apocepi. Banheiros e cozinha foram completamente reformados. Vestiários masculino e feminino foram construídos. Calçadas na parte das mangueiras foram colocadas, pinturas na estrutura e a instalação de pias também foram feitas.
E como último ato a gestão de 2017/2020 realizou a aquisição de um terreno em Luís Correa para dar início a mais um sonho, uma colônia de férias.
Vale destacar que durante todo esse período, a gestão realizou as tradicionais festividades do calendário da Apocepi, entre elas as comemorações de 40 anos da instituição realizada no ano de 2019. Na área esportiva os campeonatos de futebol society envolvendo todo o pessoal da área de segurança foram realizados.
Outro ponto que precisa ser ressaltado, é que infelizmente o ano de 2020 foi o ano em que o mundo foi assolado por um vírus, levando muitas pessoas a óbito. Não foi diferente com a família Apocepiana, que de forma muito abrupta perdeu vários amigos para essa doença.
Ainda por motivo da pandemia e dos protocolos de saúde, o ano de 2020 foi marcado pelo isolamento social, com isso a sede do clube esteve fechada entre os meses de abril e setembro, voltando a receber os sócios no mês de outubro de 2020. “Por motivos de segurança, em virtude do coronavírus, o ano de 2020 foi bem atípico. Tivemos que fechar a nossa sede social, cancelamos todas as festividades já tradicionais do nosso calendário e infelizmente perdemos vários amigos. Aos poucos estamos tentando voltar à normalidade, no entanto, jogos e festas ainda não estão liberados. Os sócios que visitam o clube nos fins de semana e feriados têm que fazer uso de máscaras. Pias e totens de álcool em gel foram instalados para ajudar na prevenção. A nossa torcida é para que a vacina chegue logo a todos e para os que perderam familiares e amigos, fica a nossa solidariedade”, destacou o presidente Luís Daniel Reis e Silva.
Em setembro de 2020, mesmo com pandemia, a diretoria seguiu as diretrizes do estatuto da instituição e realizou eleição para a nova diretoria na gestão de 2020/2023. No dia 25 de setembro a Chapa Única conquistou o direito de representar os associados conquistando mais de 97% dos votos validos.
Novamente eleito o presidente Luís Daniel Reis e Silva e sua diretoria vão para uma segunda gestão com planos ainda maiores para a instituição:
Projeto da colônia de férias em Luís Correia;
Convênio com o Clube de Tiro e Federação de Tiro do Piauí;
Execução da segunda etapa de revitalização do Clube da APOCEPI como:
*Troca do piso do salão do clube e construção do palco;
*Construção dos alambrados na lateral do campo;
*Construção de cabanas de palha e das de calçadas, essas ações já foram iniciadas;
*Revitalização da quadra de areia;
*A construção da trilha esportiva.