ASSOCIAÇÃO DOS POLICIAIS CIVIS DO ESTADO DO PIAUÍ
Primeiro presidente da Apocepi completa mais um ano de vida
 
 
No dia de hoje, 08 de julho, está aniversariando, João Cleto de Sousa, primeiro presidente da Apocepi, a diretoria da Apocepi aproveita a oportunidade para parabenizá-lo. 
Em entrevista realizada na sede da Apocepi, o ex-presidente falou como surgiu a ideia de fundar a associação. “Na época era tudo tão difícil, lembro que na época quando morria um policial, para fazer o velório, nós saímos mendigando uns trocados, os policiais naquele tempo ganhavam muito pouco. Foi então que eu tive a ideia de criar um fundo de assistência jurídica para ajudar no sepultamento dos nossos policiais. Depois dessa primeira inciativa, nós tivemos a ideia de transformar esse fundo numa associação; ninguém faz nada só, eu fui o puxador do cordão, mas comigo estava o Deuseles, o Lacerda o Raimundinho. Quando nós criamos a Apocepi a situação era tão complicada que nós não tínhamos nem um livro de abertura, naquela época eu também era professor da escola técnica, peguei um dinheiro no bolso e pedi para comprarem um livro de abertura e eu rubriquei todas as páginas, eram 50 páginas, foi um marco histórico. Neste período eu fui eleito presidente, angariei uma máquina de datilografia e ganhei da policia federal que estava renovando os moveis uma estante, uma estante velha, eu levei para o Paulo Baju pintar, ele trabalhava com pintura de carros, ele disse traz que eu pinto e foi assim que a associação começou. Depois elegi o Deuselis como meu sucessor, um rapaz muito descente e me despedi. Eu estou muito feliz em ver onde a nossa associação chegou, com muita riqueza e tanta comodidade para os nossos associados”. 
O atual presidente da Apocepi, Daniel Reis falou sobre o importante papel de João Cleto na história da associação. “Primeiramente quero aproveitar e dar os parabéns ao nosso primeiro presidente, desejar muita saúde e felicidades. Dizer também, que é graças a iniciativa dele, e de mais alguns policiais, que hoje temos uma associação consolidada. Cabe a nós agradecer e sempre que possível destacar o trabalho destes que foram os pioneiros”.
Publicada em 08/07/2020 6:19:11

Fonte: Diretoria de Comunicação Social da APOCEPI