Atenção: cuidado redobrado com crianças nas piscinas

Ir para o clube e ter um dia de lazer com a família e amigos é sem sombra de dúvida uma boa pedida, ainda mais em Teresina onde o calor é uma constante. No entanto, é preciso destacar que crianças e piscinas nem sempre é uma boa combinação. É extremamente importante que os pais ou o responsável pela esteja sempre atento.

Segundo o Boletim Epidemiológico da SOBRASA (Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático) divulgado em 2020, todos os dias, 15 pessoas morrem afogadas no Brasil. O afogamento é uma das principais causas de morte entre crianças, ficando em 2º lugar na faixa etária de 1 a 4 anos e em 3º, de 5 a 14 anos.

O Clube Social da Apocepi recebe nos fins de semana e nos feriados um bom número de sócios e amigos, em 2010 a diretoria da Apocepi deu início a um trabalho muito importante, a contratação de bombeiros para acompanhar a diversão nas piscinas do clube.

A sede recreativa conta com três piscinas. A piscina média chega a uma profundidade de 1,43m, isso parece uma medida segura para crianças, mas é importante destacar que mesmo crianças com altura suficiente e que sabem nadar, podem se afogar por conta da sucção da bomba. “Além disso, a criança pode ter uma cãibra ou torcer o pé, o que afetará a sua capacidade de nadar ou de se manter acima do nível da água, desta forma, destacamos a importância de um adulto estar sempre atento”, acrescenta o Bombeiro Cilvil Elton.

 “Nós tivemos alguns casos de início de afogamento, mas graças a Deus os nossos bombeiros agiram rápido e impediram que algo pior acontecesse. Fica o pedido para que os adultos fiquem atentos as crianças”, destaca o presidente da instituição Daniel Reis.

A piscina de adulto chega a uma profundidade de dois metros, ou seja, é extremamente importante que a pessoa e em especial as crianças e adolescentes que utilizem saibam nadar e estejam acompanhadas dos pais ou responsáveis.

Vale ressaltar ainda, que na piscina de adulto, está sendo proibido a entrada de crianças menores de 7 anos e acima disso tem que estar acompanhada. “Já tem dois domingos que não está entrando crianças abaixo de 7 anos na piscina dos adultos e o público está sendo bem compreensível nessa parte e nós agradecemos a compreensão, pois o que queremos é que todos possam se divertir em segurança”, finaliza o Bombeiro Civil Juniel.