Categoria sênior é destaque na corrida da Apocepi

A corrida da Apocepi realizada no último dia 28 de abril, fez com que várias pessoas comentassem sobre o quanto é bom correr e o quão gratificante é finalizar um percurso e vê que o tempo de corrida melhorou quando comparado com anos anteriores.

Tenha em mente, nunca é tarde para mudar o estilo de vida e adotar novos hábitos, principalmente se você deseja incluir a prática de exercícios físicos na sua rotina. Na verdade, quem já passou dos 50 anos pode e deve começar a fazer qualquer esporte ou modalidade que tenha interesse. E isso não é diferente para a corrida!

Entre tantos competidores no último dia 28 de abril, destacamos os atletas da categoria acima dos 50, onde o primeiro colocado, Roberto Carlos Gomes da Silva, terminou a prova abaixo dos 23 minutos.

Roberto é policial civil na ativa, trabalha na delegacia de União e aos 53 anos mantém a forma fazendo treinos de corrida e musculação quatro vezes por semana.

“Eu treino sempre, me sinto bem fisicamente, e sempre que possível participo de corridas, marquei presença em todas as corridas realizadas pela Apocepi”.

O percurso de 5km Roberto completou em 22 minutos e 31 segundos, ficando com a primeira colocação.

A corrida também foi tranqüila para Frankelvem de Melo Silva, que chegou em segundo lugar com o tempo de 24 minutos e 43 segundos. Com 55 anos Frankelvem pratica atividades físicas regularmente. Ele é Agente de Polícia Civil Classe Especial e trabalha na Delegacia do 24º Distrito Policial, em Teresina;  com frequência ele participa dos torneios de futebol representando o 24º DP. Ele conta que futebol joga desde sempre e que participa de corridas de ruas há bastante tempo. “Sempre que posso estou participando de alguma competição, gosto muito de esportes, em especial futebol e corridas, já participei de várias e sempre que a Apocepi organiza uma eu marco presença”.

E os resultados de Frankelvem merecem destaques, ele sempre está entre os primeiros colocados. “Eu corro bem na minha categoria, estou sempre na 2ª ou 3ª posição e na corrida da Apocepi já fiquei em 4º na colocação geral alcançando a marca dos 22 minutos”.

O terceiro colocado na categoria acima dos 50 anos foi Antonio Pires do Nascimento, que aos 62 anos conseguiu fechar os 5 km em 25 minutos e 44 segundos.

Pires como é popularmente conhecido, é Policial Civil aposentado e diretor da Apocepi, quando questionado sobre atividades físicas ou treinos, ele diz que não realiza treinos ou exercícios com freqüência. “Não faço exercícios físicos com regularidade e só participo de corrida de rua quando a Apocepi organiza. Eu gosto, tenho uma boa resistência e enquanto estiver me sentindo bem, vou estar participando”.

Essa foi a terceira vez que Pires participou da corrida e conseguiu seu melhor tempo, a expectativa agora é melhorar ainda mais nos próximos eventos. “Quero tentar treinar para a próxima vez quem sabe fazer um tempo ainda melhor, mas o importante mesmo é poder estar participado da brincadeira e sempre com cuidados em relação a saúde”, completou Pires.

Falando sobre saúde, a professora de educação física, Adriana Lustosa destaca sobre alguns cuidados e benefícios de realizar exercícios físicos. “A atividade física é fundamental em qualquer idade. Lembrando que antes de qualquer atividade é sempre bom alongar, na verdade, antes e depois de qualquer atividade física. O corredor acima dos 50 poderá alcançar uma boa performance livre de riscos, que estão associados, principalmente, às lesões físicas. Lembrando sempre que a prática de exercícios por si só ainda trará uma série de vantagens que irão se refletir não apenas no momento presente, mas nos anos seguintes, favorecendo uma vida mais longeva e saudável”.

A profissional em educação física , Adriana, embra ainda a importância de estar com o check up em dia. ” O acompanhamento de um médico é sempre muito importante, ficar atento a pressão, os batimentos cardíacos, estando em dia com o check up é só desfrutar dos benefícios da atividade física “.

Para esse ano ainda, a diretoria de esportes da Apocepi está planejando promover uma segunda corrida de rua no segundo semestre.