Superação e determinação
Ser um atleta profissional requer muita dedicação, é se superar a cada momento, imagine então a vida de um paratleta? É treino, disciplina e dedicação em dobro. Ser paratleta é viver o esporte de todas as maneiras possíveis: usando as mãos, os cotovelos, o peito, o queixo, a cabeça ou até mesmo os cinco sentidos.
Nos próximos dias muitos estarão em evidência, no auge de suas performances, disputando as Paralimpíadas de Paris. Mas e aqueles paratletas que ainda não atingiram um nível olímpico? Para esses, a missão é ainda mais complicada. Para essa grande maioria, faltam condições adequadas para treino, reconhecimento e apoio financeiro.
O mesa tenista piauiense Marcos Antonio, popular Marcão, 55 anos, é Policial Civil na ativa, sócio da Apocepi e é um exemplo de superação. Há seis anos ele sofreu um acidente de moto que comprometeu sua mobilidade. Hoje é paratleta de tênis de mesa categoria T10, classe para deficientes andantes.
Marcos é exemplo de persistência, treina todos os dias e participa de quase todas as etapas nacionais e com excelentes resultados. “Eu treino forte, todos os dias das 18h às 22h. Sempre que posso eu participo e em todas elas eu trago medalhas”.
Apesar dos bons resultados, Marcão fala da falta de incentivo. “Mesmo com os resultados positivos eu encontro muitas dificuldades quando se fala em apoio financeiro. Para participar de todas as competições nacionais pesa muito no bolso e aí eu tenho que acabar optando por deixar de participar de algumas”.
O paratleta acredita que se existisse um maior investimento, mais paratletas piauienses teriam condições de estar em Paris.
Nesta quarta-feira, 28 de agosto, tem início a Paralimpíadas de Paris 2024. A cerimônia de abertura será na Champs-Élysées e fora de um estádio, assim como a abertura das Olimpíadas, pela primeira vez na história. Os Jogos Paralímpicos vão até 08 de setembro e a expectativa da delegação brasileira é de muitas medalhas para o Brasil.
Confira alguns números da Paralimpíadas paris 2024
A 17ª edição do evento voltado às pessoas com deficiência terá a participação de 185 delegações. Ao todo, 4.400 atletas estão credenciados para os Jogos e disputarão o ouro, a prata e o bronze em 22 modalidades.
O Brasil terá sua maior delegação em uma edição de Jogos, ao todo, serão 276 competidores, incluindo 253 atletas com deficiência, 17 atletas-guia, três calheiros da bocha, dois goleiros e um timoneiro.
Paralimpíadas de Paris 2024:
Cerimônia de abertura: 28 de agosto
Cerimônia de encerramento: 8 de setembro
Modalidades: 22
Delegações participantes: 185
Veja as modalidades dos Jogos Paralímpicos Paris 2024:
Atletismo paralímpico
Badminton paralímpico
Basquete em cadeira de rodas
Bocha
Canoagem paralímpica
Ciclismo de estrada paralímpico
Ciclismo de pista paralímpico
Esgrima em cadeira de rodas
Futebol de cegos
Goalball
Halterofilismo paralímpico
Hipismo paralímpico
Judô paralímpico
Natação paralímpica
Remo paralímpica
Rugby em cadeira de rodas
Taekwondo paralímpico
Tênis em cadeira de rodas
Tiro com arco parlímpico
Tiro esportivo paralímpico
Triatlo paralímpico
Vôlei sentado